Seguidores

Pesquisar este blog

sábado, 31 de julho de 2010

Dia 31 de Julho - Santo Inácio de Loiola


Hoje a Igreja celebra a memória de Santo Inácio de Loiola.

Inácio López de Loiola era cavaleiro impetuoso. Ferido no cerco de Pamplona, durante a convalescença, não encontrando leituras de cavalaria, de que era apaixonado, descobriu Jesus Cristo no Evangelho e na vida dos santos. Então quis dar-se a Cristo na Igreja.

Amadureceu sua conversão no mosteiro de Montserrat, iniciando-se na "devoção moderna", sobretudo lendo a "Imitação de Cristo" na gruta de Manresa, onde teve experiências místicas e lançou as bases de seu famoso livro, os Exercícios espirituais.

Estudou filosofia e teologia em Paris, onde fundou a "Companhia de Jesus", e em Veneza, onde foi ordenado sacerdote.

Estabelecido em Roma, colocou sua "companhia", como um "exército", à disposição do Papa para a defesa da fé, reforma da Igreja e obra missionária. Intensa e vasta foi a ação apostólica de Inácio e seus colaboradores.

Abriu os seus à cultura teológica e à cultura humana, a ponto de poder representar a Igreja no campo das ciências e do pensamento moderno, e fez deles ilustres educadores. Hoje compreendemos melhor a figura de Inácio à luz de seu profundo espírito de doação, da mística do "serviço", de seu otimismo e dinamismo orientados para a "maior glória de Deus" na Igreja e para a Igreja.

A ascética inaciana se esforça por criar nos fiéis mentalidade cristocêntrica. Inácio assimilou Cristo na oração psicológica, na obediência e na santidade de vida. Apresentou um modo "novo" de imitar a Cristo, que fará escola para novas ordens e congregações religiosas, movimentos de apostolado e espiritualidade. (Missal Cotidiano)


Santo Inácio de Loiola, Rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...