Seguidores

Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de julho de 2010

O que são os Sacramentos?


A Igreja Católica através do Catecismo nos ensina que os Sacramentos são sinais sensíveis e eficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja, por meio dos quais nos é concedida a vida divina.

- Os sinais sensíveis são a forma escolhida por Deus para nos tratar de acordo com a natureza humana que temos. Nos sinais que constituem a parte material de um sacramento, os teólogos distinguem dois elementos: 1) o primeiro é a "coisa" que se utiliza, que denominam matéria do sacramento (p.ex: a água); 2) o segundo elemento que seria a forma do sacramento são as palavras ou gestos que dão significado à ação que se realiza.

- Os sacramentos foram instituídos por Cristo durante a sua vida pública até a sua ascensão aos céus, portanto, a Igreja não pode instituir ou criar mais sacramentos além daqueles.

- Os sacramentos tem por motivo principal serem necessários para a graça, mormente, a graça santificante (ou deificante) que é um dom gratuito que Deus nos faz da sua vida, infundida pelo Espírito Santo em nossa alma, para curá-la do pecado e santificá-la. Há ainda a graça sacramental que é a graça do Espírito Santo, dada por Cristo e própria para cada sacramento; e, por fim, o caráter que alguns dos sacramentos imprimem na alma.

Aos que creem em Jesus Cristo e para os católicos os sacramentos são necessários para a salvação; no entanto, nem todos os fiéis recebem todos os sacramentos.

Jesus Cristo instituiu sete sacramentos durante a sua vida pública que a Igreja Católica divide em três grupos:

a) Sacramentos da Iniciação Cristã:

1) Batismo;
2) Confirmação do Batismo ou Crisma;
3) Eucaristia.

b) Sacramentos da Cura:

1) Penitência ou Reconciliação;
2) Unção dos Enfermos.

c) Sacramentos a Serviço da Comunhão e da Missão:

1) Ordem;
2) Matrimônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...