Seguidores

Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Dia 11 de Agosto - Santa Clara de Assis

Eu me alegro de verdade, e ninguém pode roubar-me esta alegria, porque já alcancei o que desejava abaixo do céu! (Sta Clara)

Hoje a Igreja lembra Santa Clara de Assis. Clara foi a primeira mulher que se entusiasmou pelo ideal de São Francisco de Assis, com quem sempre esteve em profundo relacionamento espiritual; tinha então dezoito anos. Pode-se dizer que sua vida religiosa, desde quando fugiu de casa, seguida quinze dias depois pela irmã, Santa Inês de Assis, foi um esforço contínuo para atingir a total e perfeita pobreza.
Fundou com Francisco a segunda ordem franciscana que lhe traz o nome: as clarissas, na qual entraram também a mãe, Ortolana, e a outra irmã, Beatriz. Passou a segunda metade da vida quase sempre acamada, mas participando com frequência nos ofícios divinos. Com a Eucaristia nas mãos, salvou o convento de um ataque dos sarracenos, em 1240. Morreu em São Damião, a 11 de agosto. Santa Clara é considerada a "Patrona da Televisão".

Irmãs Clarissas

O corpo de Santa Clara de Assis, incorruptível, está hoje na Basílica de Santa Clara, em Assis, onde as irmãs clarrisas, do clausto, podem ver os ossos da Santa.

"Aqui jaz o corpo da Virgem Santa Clara"

Liturgia


Leitura Fl 3, 8-14


Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses
Irmãos, na verdade, considero tudo como perda diante da vantagem suprema que consiste em conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele eu perdi tudo. Considero tudo como lixo, para ganhar Cristo e ser encontrado unido a ele, não com minha justiça provinda da Lei, mas com a justiça que vem de Deus, na base da fé. Esta consiste em conhecer a Cristo, experimentar a força da sua ressurreição, ficar em comunhão com os seus sofrimentos, tornando-me semelhante a ele na sua morte, para ver se alcanço a ressurreição dentre os mortos. Não que já tenha recebido tudo isso, ou que já seja perfeito. Mas corro para alcançá-lo, visto que já fui alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, eu não julgo já tê-lo alcançado. Uma coisa, porém, eu faço: esquecendo o que fica para trás, eu me lanço para o que está na frente. Corro direto para a meta, rumo ao prêmio, que, do alto, Deus me chama a receber um Cristo Jesus.
Palavra do Senhor
Graças à Deus.

Salmo 15

R. O Senhor é a porção da minha herança!
Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
Digo ao Senhor: "Somente vós sois meu Senhor."
Ó Senhor, sois minha herança e minha taça,
meu destino está seguro em vossas mãos! R

Eu bendigo o Senhor, que me aconselha,
e até de noite me adverte o coração.
Tenho sempre o Senhor ante meus olhos,
pois se o tenho a meu lado não vacilo. R

Vós me ensinais vosso caminho para a vida;
junto a vós, felicidade sem limites,
delícia eterna e alegria ao vosso lado! R

Evangelho Mt 19, 27-29

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: "Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. O que haveremos de receber?"
Jesus respondeu: "Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna."
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

ORAÇÃO A SANTA CLARA

Ó amável Santa Clara, por teu amor à infância de Jesus,
alcança-nos a proteção sobre nossa família.
Por teu amor à paixão de Jesus,
alcança-nos força e coragem na provação.
Pelo teu amor à Igreja,
alcança-nos a fé, a esperança e a caridade.
Por teu amor aos irmãos,
alcança-nos a graça que vos pedimos (fazer o pedido).
Por teu amor à oração,
alcança-nos o desejo de "estar" com o Senhor.
Por teu amor à pobreza,
alcança-nos desprender-nos dos vícios e pecados.
Por tua santa morte,
alcança-nos também a nós, uma vida e morte santas nas mãos da Virgem Maria. Amém


Santa Clara de Assis, rogai por nós!

(Missal Cotidiano e www.clarissas.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...