Seguidores

Pesquisar este blog

sábado, 28 de agosto de 2010

Santo Agostinho - 28 de Agosto


Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova!

Tarde demais eu te amei!

Eis que habitavas dentro de mim e eu te procurava do lado de fora!

Eu, disforme, lançava-me sobre as belas formas das tuas criaturas.

Estavas comigo, mas eu não estava contigo.

Retinham-me longe de ti as tuas criaturas, que não existiriam se em ti não existissem.

Tu me chamaste, e teu grito rompeu a minha surdez.

Fulguraste e brilhaste e tua luz afugentou a minha cegueira.

Espargiste tua fragrância e, respirando-a, suspirei por ti.

Tu me tocaste, e agora estou ardendo no desejo de tua paz...

Natural de Tagaste (atual Souk Ahras, na Argélia), Agostinho teve juventude solta. Convertido milagrosamente em Milão, aos trinta e dois anos, e tendo recebido o batismo das mãos de Santo Ambrósio, regressou à África após a morte de sua mãe, Mônica, e consagrou-se à vida religiosa.
Feito padre e depois bispo de Hipona (Argélia), trabalhou por quase quarenta anos contra as heresias e desvios cismáticos da época: maniqueísmo, donatismo, pelagianismo, arianismo, deixando muitíssimos escritos, muitos deles verdadeiras obras-primas, como as Confissões e as Retratações (escritos autobiográficos), a Cidade de Deus (espécie de teologia da história), o tratado Da Trindade, Comentários sobre os Salmos, etc.


Agostinho é gênio universal e profundo, tem inteligência penetrante, imenso coração. Reelaborou a tradição teológica anterior e lhe imprimiu sua marca original. Com seu caráter generoso e simpático, sua sensibilidade, indulgência e capacidade de perdoar, uniu a si os próprios adversários. Sua espiritualidade e sua "regra" religiosa fizeram surgir em todas as épocas formas de vida religiosa que o consideram pai. Ainda hoje, além dos agostinianos, cerca de 20.000 religiosos seguem fundamentalmente sua regra, e muito mais numerosas são as instituições femininas que o têm por pai. É o maior dos padres e o primeiro dos quatro grandes doutores do Ocidente.

Freis Agostinianos

Monjas Agostinianas

Liturgia

Leitura 1Jo 4, 7-16
Salmo 118
Evangelho Mt 23, 8-12

(Missal Cotidiano)

www.agostinianos.org.br e www.osa.org.br

Santo Agostinho, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...