Seguidores

Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

São Cornélio, papa e São Cipriano - 16 de Setembro

Cornélio, governou a Igreja de Roma de 251 a 253 entre as dificuldades causadas pela perseguição de Décio. Com longanimidade evangélica tomou uma atitude branda em relação àqueles que não tinham corajosamente confessado a fé (lapsos, caídos).
Contra ele formou-se um cisma, mas Cipriano colocou-se ao lado de Cornélio.
O papa exilado, morreu em junho de 253.



Cipriano, famoso orador, convertido a Cristo aos trinta e cinco anos, em 249 foi eleito bispo de sua cidade e pôs-se fervorosamente a organizar a Igreja da África.
Foi grande mestre de moral cristã. Seus escritos, especialmente as cartas, são preciosa documentação sobre a fé e o culto no século III. Com Tertuliano, criou o latim cristão.
A liturgia, unindo no culto Cornélio e Cipriano, lembra-nos os estreitos vínculos que uniam as Igrejas nos primeiros séculos. À África cristã devemos provavelmente as primeiras versões da Bíblia em latim, quando Roma a usava ainda em grego.
O epistolário dos dois santos evidencia a extraordinária consonância de idéias entre Roma e Cartago. Em particular, surge luminosamente clara a concepção de "Igreja" construída pela Eucaristia.
Liturgia
Leitura 2 Cor 4, 7-15
Salmo 125
Evangelho Jo 17, 11b-19
(Missal Cotidiano)
São Cornélio e São Cipriano, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...