Seguidores

Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

São Frei Pio de Pietrelcina - 23 de Setembro

"Jesus, meu alento, que hoje, de mãos trêmulas, elevo num mistério de amor, possa eu ser sempre para o mundo, unido a Vós, Caminho, Verdade e Vida. E que eu seja para Vós um sacerdote santo e vítima perfeita" (Pe. Pio - 14/08/1910)

Francesco Forgione, futuro Pe. Pio de Pietrelcina, nasceu em Pietrelcina, Província de Beneveto (Itália) no dia 25 de maio de 1887, filho de Maria Giuseppa da Nunzio e de Grazio Maria Forgione e foi batizado logo no dia seguinte, na Igreja Paroquial de Nossa Senhora dos Anjos, pelo pe. Nicolantonio Orlando (a quem sempre visitava).
Os pais de Padre Pio tiveram sete filhos, dos quais apenas cinco sobreviveram: Michele, Francesco, Pellegrina, Felicita e Graziella, que se tornou freira da Congregação de Santa Brígida, sob o nome de irmã Pia.
Desde sua infância, Francesco recebia graças divinas excepcionais, sem que ninguém à sua volta pudesse suspeitar.
Só muito mais tarde seu diretor espiritual, Padre Agostino de San Marco in Lamis, veio a declarar que as aparições e os êxtases de Padre Pio tiveram início quando ele contava apenas cinco anos de idade. Em 1915, Padre Agostino ao lhe perguntar o motivo de ter calado tudo isso, por tanto tempo, Padre Pio respondeu com a pureza que sempre caracterizou sua alma: "Eu pensava que isso acontecia com todo o mundo!"
No entanto, também desde os cinco anos, Padre Pio foi alvo dos ataques do demônio.
Padre Pio foi crismado no dia 27 de setembro de 1899 e tudo indica que tenha feito sua Primeira Comunhão nesta mesma data.
Finalmente chegou o momento de Francesco tomar uma decisão; foi quando comunicou aos seus pais que desejava ser sacerdote. Seu pai não hesitou em emigrar para a América Latina, para Buenos Aires, a fim de possibilitar a realização do ideal de seu filho e poder pagar seus estudos no Seminário. Os Forgione jamais se mostraram contrários à vocação de Francesco.
E em 06 de janeiro de 1903, lá se foi Francesco, com 15 anos de idade, para o Convento dos Padres Capuchinhos tendo recebido o nome de Frei Pio de Pietrelcina.
Foi ordenado sacerdote em Benevento a 10 de agosto de 1910 pelo Monsenhor Schinosi, na Catedral. No dia seguinte a sua ordenação, dia 11, Padre Pio celebrava a sua primeira Missa em Pietrelcina.
Em 1916 foi transferido para S. Giovani Rotondo na qualidade de assistente dos fradinhos e aí permaneceu até a morte, em 23 de setembro de 1968.

"O mundo pode passar sem o Sol, mas não pode passar sem a Santa Missa" (Pe. Pio)

Estigma na mão do Pe. Pio

Na manhã do dia 20 de setembro de 1915, quando encontrava-se em Pietrelcina, recebeu em seu corpo a impressão dos sinais da crucifixão de nosso Senhor.
A dor era tão forte que o Vigário, quando soube do ocorrido, dispensou o jovem sacerdote da Missa. Mas Padre Pio não se conformou e foi celebrar numa igrejinha de um bairro distante, que, por estranha coincidência, era a Igreja de São Pio Mártir.

"Cada Santa Missa, quando bem assitida, com fervor e piedade, produz maravilhosos efeitos em nossa alma, nos proporcionando abundantes graças espirituais e materiais como nem poderíamos imaginar. Portanto... não deixem de assistir à Santa Missa" (Pe. Pio).

Contudo, sabe-se que desde o ano de 1910 ele já sofria os estigmas, visíveis apenas como manchas avermelhadas nas palmas das mãos e na planta dos pés.

No dia 05 de agosto de 1918 ocorreu a "transverberação do coração", fenômeno místico, talvez o mais importante da vida de Padre Pio e vivenciado por diversos santos, como, por exemplo, Santa Tereza D´Ávila.
Agiu sempre com simplicidade e tudo fez pela salvação das almas.

"Se as pessoas conhecessem verdadeiramente o valor de uma Missa, seria preciso colocar guardas e soldados na porta das Igrejas, para controlar as multidões que se juntariam!" (Pe. Pio)

"Sou todo de cada um e cada um pode dizer: Padre Pio é meu!"

Padre Pio tinha muitos dons: dom da profecia, da perscrutação de corações, da clarividência, o dom de línguas, de cura, da bilocação, da levitação, da luminosidade, o perfume que emanava de suas chagas.

"Quando se passa por uma imagem de Nossa Senhora, deve-se dizer: eu vos saúdo, ó Maria! Cumprimentai Jesus por mim, com alegria!" (Pe. Pio)

Sua confiança na poderosa intercessão da Virgem Maria, através da reza do Rosário, fazia com que ele sempre repetisse: "O Rosário é uma arma".
Seria impossível calcular quantos Rosários Padre Pio rezava por dia ou noite, pois seus lábios nunca se calavam, suas mãos chagadas nunca se aquietavam. Padre Pio nunca estava sem um Terço ou uma "coroinha" entre os dedos.


Corpo incorruptível de São Frei Pio

Padre Pio celebrou a sua última missa no dia 22 de setembro de 1968; no momento da Consagração, quando elevou a Sagrada Hóstia, suas mãos livres das chagas chamaram a atenção de alguns, pois já podiam ser vistas.
Antes de morrer Padre Pio pediu para confessar-se e renovou os seus votos de profissão religiosa. Logo após a sua morte a cela de Padre Pio foi invadida por intenso perfume de flor de laranjeira, perfume este que foi sentido simultaneamente por todos os seus "filhos espirituais" espalhados pelo mundo inteiro.
Pe. Pio de Pietrelcina foi beatificado 02 de maio de 1999, pelo Papa João Paulo II, tendo sido reconhecida a sua intercessão na cura de Consiglia de Martino e Canonizado no dia 16 de Junho de 2002, também pelo Papa João Paulo II.

São Pio é o santo dos nossos tempos!

Quem quizer ver mais sobre a vida desse santo é clicar aqui: São Pio de Pietrelcina

(Quem é Pe. Pio? de Lilá Sant´Anna)

São Frei Pio de Pietrelcina, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...