Seguidores

Pesquisar este blog

sábado, 2 de outubro de 2010

Santos Anjos da Guarda - 02 de Outubro

Os Evangelhos falam frequentemente dos Anjos.
É particularmente tocante a afirmação de Jesus em defesa dos pequeninos: "os seus anjos estão sempre na presença do Pai" (Mt 18,10).
Num primeiro tempo o culto dos Anjos da Guarda esteve unido ao de são Miguel. A partir do século XVI, figura como festa própria em muitas igrejas.
No calendário romano foi introduzida em 1615. A história da salvação atinge cada homem em sua situação concreta; a promessa bíblica: "Preceder-te-á o meu anjo" (Ex 23, 20.23) realizou-se para o povo eleito, para a Igreja, e verifica-se para toda Igreja local, para todo grupo ou comunidade, para cada pessoa. Muitos santos tiveram, por isso, grande familiaridade e devoção para com seu anjo da guarda.
Em comunhão com toda a Igreja peregrinante, veneramos os Anjos e louvamos a Deus, que nos concede experimentar sua poderosa intercessão, "até que o Senhor venha em sua glória e com ele todos os anjos" (Mt 25,31) "e, destruída a morte, lhe sejam submetidas todas as coisas" (1Cor 15, 26-27).

Liturgia

Leitura Ex 23, 20-23a
Leitura do Livro do Êxodo
Palavra do Senhor: "Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei. Respeitai-o e ouve a sua voz. Não lhe sejas rebelde, porque não suportará as vossas transgressões, e nele está o meu nome. Se ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários. O meu anjo irá à tua frente e te conduzirá à terra dos amorreus, dos hititas, dos ferezeus, dos cananeus, dos heveus e dos jabuseus, eu os exterminareis"
Palavra do Senhor,
Graças à Deus!

Salmo 90 (91)

R. O Senhor deu uma ordem aos seus anjos,
para em todos os caminhos te guardarem.

Quem habita ao abrigo do Altíssimo
e vive à sombra do Senhor onipotente,
diz ao Senhor: "Sois meu refúgio e proteção,
sois o meu Deus, no qual confio inteiramente". R

Do caçador e do seu laço ele te livra.
Ele te salva da palavra que destrói.
Com suas asas haverá de proteger-te,
com seu escudo e suas armas, defender-te. R

Não temerás terror algum durante a noite,
nem a flecha disparada em pleno dia;
nem a peste que caminha pelo escuro,
nem a desgraça que devasta ao meio-dia. R

Nenhum mal há de chegar perto de ti,
nem a desgraça baterá à tua porta;
pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos
para em todos os caminhos te guardarem. R

Evangelho Mt 18, 1-5.10
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus
Naquele tempo, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: "Quem é o maior no Reino dos Céus?" Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: "Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus vêem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus."
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor!

(Missal Romano)

Oração ao Santo Anjo

Santos Anjos da Guarda, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...