Seguidores

Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Solenidade da Epifania do Senhor - 06 de Janeiro

Hoje, 06 de Janeiro, a Igreja celebra a Epifania do Senhor.

E o que vem a ser isso?

A Epifania do Senhor é ainda a celebração do nascimento, da vinda de Jesus, em especial, a manifestação de Jesus para todos os povos, representados pelos Magos, e não somente para o povo de Israel.

A Solenidade da Epifania do Senhor é um dia de preceito em que todo católico deve ir na Santa Missa, sob pena de ferir o terceiro mandamento da lei de Deus e, assim, cometer um pecado mortal.

Terceiro Mandamento: Guardar domingos e dias de festa

A Solenidade da Epifania do Senhor é celebrada no dia 06 de Janeiro e considerada dia de preceito conforme dita o Código de Direito Canônico:

Cân 1246 - Parágrafo 1. O domingo, dia em que por tradição apostólica se celebra o mistério pascal, deve ser guardado em toda a Igreja como o dia da festa por excelência. Devem ser guardados igualmente o dia do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, da Epifania, da Ascensão e do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, de Santa Maria, Mãe de Deus, de sua Imaculada Conceição e Assunção, de São José, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e, por fim, de Todos os Santos.

Parágrafo 2. Todavia, a Conferência dos Bispos, com a prévia aprovação da Sé Apostólica, pode abolir alguns dias de festa de preceito ou transferi-los para o domingo.

Com base no segundo parágrado do supracitado cânon a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com autorização da Sé Apostólica, entendeu por bem transferir a Solenidade da Epifania do Senhor, no Brasil, para o domingo entre os dias 02 e 07 de janeiro (esse ano foi celebrada no domingo passado - 02 de janeiro).


No dia de hoje o Papa Bento XVI, no Vaticano, celebrou a Santa Missa da Solenidade da Epifania do Senhor proferindo uma linda homilia, após, rezou o Ângelus.


Liturgia

I Leitura Is 60, 1-6
Salmo 71
II Leitura Ef 3, 2-3a.5-6
Evangelho Mt 2, 1-12
Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...