Seguidores

Pesquisar este blog

domingo, 24 de abril de 2011

Tempo Litúrgico - Páscoa



Cristo ressuscitou dos mortos, nele o mundo se reergue. Os laços do pecado foram rompidos pela cruz; os laços da morte não mais nos detêm. Mortos com ele para este mundo, vivemos uma nova vida, a vida daquele que ressuscitou dos mortos para a glória de Deus Pai. O Aleluia que ressoa constantemente exprime a alegria da nova criação, em que todas as coisas se tornaram novas. A páscoa da Ressurreição é o nosso definitivo êxodo do mundo do pecado e da escravidão para o mundo da gloriosa liberdade de filhos de Deus, sobre os quais a morte e o demônio perderam todo o poder.
Os cinquenta dias depois da Páscoa são de certo modo uma festa ininterrupta que termina no Pentecostas.
É o tempo do Aleluia, da liberdade de filhos de Deus, da nova vida no Espírito, da inauguração do reino de Cristo que, feito "Senhor" na sua ressurreição, sentado à direita do Pai, está misericordiosamente presente em sua igreja, sobretudo nos sacramentos pascais. Os cinquenta dias de celebração pascal são uma celebração antecipada dos bens do céu, "do tempo da alegria que virá em seguida, do tempo do repouso, da felicidade, da vida eterna" (S. Agostinho).
Hoje cantamos o Aleluia pelo "caminho", amanhã será o "Aleluia da pátria". Hoje cantamo-lo "não para alegrar nosso repouso, mas para mitigar nosso fardo". Diz ainda S. Agostinho: "Canta como o viajante. Canta, mas caminhando, esquece o cansaço cantando, porém toma cuidado com a preguiça. Canta e caminha". Neste período de Páscoa, celebrar a Eucaristia significa em particular: reconhecer todas as manifestações de Jesus ressuscitado em sua Igreja; tornamo-nos instrumentos dessas manifestações, como membros do povo sacerdotal; dar graças ao Pai pela contínua presença de Jesus ressuscitado entre nós.
Quando começa e até quando vai o Tempo da Páscoa?

Com o domingo da Páscoa "na Ressurreição do Senhor" principia o Tempo Pascal, que se prolonga por cinquenta dias até o domingo de Pentecostes.
No quadragésimo dia depois da Páscoa celebra-se a Ascensão do Senhor. No Brasil, a solenidade da Ascensão é celebrada no sétimo domindo de Páscoa. (dia de preceito/santo).
Os oito primeiros dias do Tempo pascal constituem a Oitava da Páscoa e celebram-se como solenidade do Senhor. O oitavo dia é constituído pelo domingo subsequente à Páscoa (II domingo de Páscoa). A oitava da Páscoa tem precedência sobre quaisquer outras celebrações.
As solenidades são contadas entre os dias principais. Qualquer solenidade que coincida com um dos domingos da Páscoa tem sua celebração antecipada para o sábado; se, porém, ocorrer durante a oitava da Páscoa, fica transferida para o primeiro dia livre que se seguir à oitava.
As festas celebram-se segundo a data do calendário; quando ocorrerem em domingo do Tempo pascal, omitem-se nesse ano.
As memórias obrigatórias têm precedência sobre as férias do Tempo Pascal; as memórias facultativas podem compor-se com a celebração da féria.
Como fica o Glória, o Credo e o Aleluia no Tempo Pascal?
Diz-se o Glória durante a oitava da Páscoa, nas solenidades e festas. Diz-se o Credo só nas solenidades. O Aleluia volta à liturgia.
E o que é e onde deve ficar o Círio Pascal?

O Círio Pascal é uma vela que representa a luz de Cristo. Nela estão gravadas:
a) a Cruz de Cristo;
b) as letras do alfabeto grego "alfa" e "ômega", que significa: Deus é o princípio e o fim;
c) os algarismos do respectivo ano (agora, 2011);
d) e são colocados cinco "pregos" (grãos de incenso): um no alto, outro ao centro, outro embaixo e dois nos dois braços da cruz, representam as cinco chagas de Cristo.
O círio pascal permanece junto ao ambão, ou em lugar idôneo junto ao altar, por todo o Tempo Pascal, isto é, da noite da Páscoa ao domingo de Pentecostes, e acende-se em todas as Missas dominicais. Após esta solenidade, é bom levar o círio para o batistério e conservá-lo aí com o respeito devido. Na chama do círio acendem-se as velas dos neobatizados, na celebração do Batismo.
Qual a cor litúrgica do Tempo da Páscoa?
A cor das vestes litúrgicas nas Missas feriais do Tempo pascal é o branco; porém, no Domingo de Pentecostes usa-se a cor vermelha.
Missal Cotidiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...