Seguidores

Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Tríduo Pascal - Sexta-feira Santa da Paixão do Senhor


Neste dia e no dia seguinte, a Igreja, por antíquíssima tradição, não celebra a Eucaristia (atualmente, como a Vigília Pascal é celebrada no sábado e não na meia-noite, acaba-se por celebrar a Eucaristia no sábado).
À tarde, no horário mais oportuno (normalmente às 15hs), procede-se à celebração da Paixão do Senhor. Comemoramos os dois aspectos do mistério da cruz, o sofrimento que prepara a alegria da Páscoa, e a humilhação e opróbrio de Jesus, dos quais promana sua glorificação. Hoje já é Páscoa: Cristo, que morre na cruz, passa deste mundo ao Pai; do seu lado brota, para nós, a vida divina; passamos da morte do pecado à vida em Deus.

A celebração consta de três partes: liturgia da palavra, adoração da cruz e comunhão eucarística.
Não há antífona de entrada; a solene ação litúrgica começa com a oração silenciosa de toda a assembléia, de joelhos.






LITURGIA DA PALAVRA

I Leitura Is 52, 13-53, 12
Salmo 30
II Leitura Hb 4, 14-16; 5, 7-9
Evangelho Jo 18, 1-19, 42

ADORAÇÃO DA CRUZ

Jesus celebrou sua páscoa, "passando" através de uma morte dolorosa e humilhante, para chegar à ressurreição gloriosa, honrando sua cruz, adoramos e agradecemos a Jesus por seu amor.

A apresentação da cruz é feita em três momentos sucessivos, como percorrendo um breve caminho que, da porta da igreja se dirige para o altar, ou, do lado de fora do presbitério se dirige para o centro do altar.
A cada parada o celebrante descobre uma parte da cruz e canta:

Eis o lenho da cruz,
do qual pendeu a salvação do mundo.

Todos respondem:


Vinde, adoremos!

Todos se ajoelham em silênciosa adoração.
Os fiéis fazem uma fila para a procissão da adoração da cruz, (ao chegar na cruz o fiel a beija) cantam-se a antífona Adoramos, Senhor, vosso madeiro, os Lamentos do Senhor ou outros cânticos apropriados.


COMUNHÃO

Hoje não há oferendas a apresentar ao Pai; não é renovado no altar o sacrifício da cruz, mas se faz a comunhão com o pão eucarístico consagrado na véspera. Comungamos com Jesus, nosso Cordeiro. Ele se sacrificou voluntariamente para libertar-nos do pecado; neste convite pascal nos dá a força para passarmos da morte do pecado à alegria da ressurreição.
A assembléia recita o Pai-Nosso com o celebrante.
O celebrante prossegue com o Livrai-nos e uma oração pessoal de preparação. Em seguida diz em voz alta: Felizes os convidados...
Então toda a assembléia recita: Senhor, eu não sou digno...
Durante a comunhão pode-se entoar um canto apropriado.
Terminada a comunhão, se for oportuno, observa-se um momento de silêncio. E o sacerdote diz a oração para depois da comunhão, estende a mão sobre o povo e faz nova oração.
Todos se retiram em silêncio.

Nesse dia os fiéis católicos são obrigados a fazer Jejum E Abstinência de Carne.


Os peregrinos de Jerusalém percorriam com emoção os caminhos seguidos pelo Senhor na sua paixão. Há alguns séculos o povo cristão o percorre espiritualmente, seguindo uma grande cruz e venerando catorze "estações".
Faz-se uma breve meditação das dores de Jesus em cada estação, mas não é determinada nenhuma oração particular e tampouco um título para cada estação. Mais do que a crônica dos acontecimentos, contemplamos o mistério de amor e doação de Jesus e de sua Mãe, e procuramos participar intimamente de seu sacrifício espiritual.
É aconselhável a quem não puder participar da celebração da Paixão do Senhor, uma leitura da paixão segundo João (Jo 18, 1- 19, 42) ou de uma das outras narrativas da paixão, intercalada por orações silenciosa, cânticos e aclamações: "Piedade, Senhor"; "Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós", "Nós vos adoramos e bendizemos, ó Cristo", ou outros cânticos apropriados. Pode-se terminar com a oração dos fiéis e o pai-nosso.

(Missal Dominical)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...