Seguidores

Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de setembro de 2011

O que é o Pudor e a Modéstia para a Igreja Católica?

Antigamente, se tinha uma clareza maior sobre o pudor e a modéstia.

Hoje, infelizmente, isso vem sendo deixado de lado por conta da moda, cada vez menos modesta e sem observar o pudor devido.

Antes, se sabia, claramente, como o homem e a mulher deviam se vestir e se portar; hoje, isso vem sendo deixado de lado pelas famílias e, também, infelizmente, pelos sacerdotes e bispos que em suas paróquias e dioceses fazem, muitas vezes, vistas grossas e ficam omissos diante das vestes e do comportamento das pessoas dentro e fora da Igreja (templo).

Mais, o que a Igreja Católica ensina sobre esse assunto?

O Catecismo, ao tratar do nono mandamento da lei de Deus, nos ensina que o pudor preserva a intimidade da pessoa. Designa a recusa de mostrar o que deve ficar oculto. Ordena-se à castidade e comprova-lhe a delicadeza. Orienta os olhares e as atitudes em conformidade com a dignidade das pessoas e com a união que existe entre elas.
O pudor protege o mistério da pessoa e do seu amor. Convida à paciência e à moderação na relação amorosa e exige que se cumpram as condições do dom e do compromisso definitivo do homem e da mulher entre si.  
O pudor é modéstia. Inspira a escolha do vestuário, mantém o silêncio ou o recato onde se adivinha o perigo duma curiosidade malsã. O pudor é discrição.
Existe um pudor dos sentimentos, tal como existe um pudor corporal. Ele protesta, por exemplo, contra as explorações exibicionistas do corpo humano em certa publicidade, ou contra a solicitação de certos meios de comunicação em ir longe demais na revelação de confidências íntimas. O pudor inspira um modo de viver que permite resistir às solicitações da moda e à pressão das ideologias dominantes.
As formas de que o pudor se reveste variam de cultura para cultura. No entanto, ele continua a ser, em toda a parte, o pressentimento duma dignidade espiritual própria do homem. Nasce com o despertar da consciência pessoal. Ensinar o pudor às crianças e adolescentes é despertá-los para o respeito pela pessoa humana. (conferir em Catecismo 2521-2527)

Muitas pessoas ao lerem isso podem não entender muito bem o que é o pudor e a modéstia, nem perceber a sua diferença. Assim, o pe. Paulo Ricardo falou sobre esse assunto nesse vídeo postado aqui. Vale a pena ver:



Mãe Puríssima,
Mãe Castíssima,
Nossa Senhora Modestíssima, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...