Seguidores

Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O que a Igreja Católica ensina sobre o uso do Latim na Santa Missa?

 
No documento do Concílio Vaticano II vimos que a Igreja ensina que o latim não deve ser excluído da Santa Missa. E, ainda, que a Igreja Católica ensina que a Santa Missa pode ser celebrada em latim, principalmente nas partes próprias dos sacerdotes.

Agora, mais recentemente, em outro documento - Instrução Redemptionis Sacramentum da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos -, publicado em 25 de março de 2004, com base no Concílio Vaticano II e no Código de Direito Canônico a Igreja Católica, deixa claro, que a Santa Missa pode e deve ser celebrada na língua latina. Vejamos:

[112.] A Missa se celebre quer em língua latina ou quer noutra língua, contanto que se usem textos litúrgicos que têm sido aprovados, de acordo com as normas do direito. Excetuadas as Celebrações da Missa que, de acordo com as horas e os momentos, a autoridade eclesiástica estabelece que se façam na língua do povo, sempre e em qualquer lugar é lícito aos sacerdotes celebrar o santo Sacrifício em latim.


Sancta María, Mater Dei, ora pro nobis peccatoribus nunc et in hora mortis nostrae.
Amen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...