Seguidores

Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Santo André, apóstolo - 30 de Novembro


André, do nome grego Andreas (= Viril), aparece como homem generoso, disposto, aberto, entusiasta. Era filho de Jonas de Betsaida (Mt 16,17), irmão menor de Pedro. Foi discípulo de João Batista, junto ao qual conheceu o apóstolo João, e com ele seguiu primeiramente a Jesus, a quem levou seu irmão Pedro (Jo 1, 35-42). Suas intervenções no grupo dos apóstolos são poucas, mas significativas. Ante a multidão faminta, André mostra a Jesus um garoto que levava cinco pães de cevada e dois peixes (Jo 6,9), como para exortá-lo a renovar seus prodígios. Na escola de João Batista, André conheceu o essenismo e foi certamente tocado pela esperança messiânica. Foi ele, de fato, quem fez a pergunta a que Cristo respondeu com o sermão escatológico (Mc 13, 3-37). Finalmente, André mostrou-se particularmente aberto ao problema missionário; juntamente com Filipe e nas formas prescritas pelo judaísmo, deu garantias das boas disposições dos pagãos que queriam aproximar-se de Jesus (Jo 12, 20-22).
Algumas tradições referem que André desenvolveu seu ministério apostólico na Grécia e na Ásia Menor. Segundo tais tradições, morreu mártir em Patras, sobre uma cruz disposta em X. Paulo VI restituiu à Igreja Oriental as relíquias de Santo André, que se conservavam em S. Pedro e foram reconduzidas a Patras.
André é o primeiro "missionário" entre os Apóstolos: testifica-o João, que com ele estava no momento do chamado (hora décima). Logo após o encontro com Jesus, André dá testemunho junto ao irmão Simão: "Encontramos o Messias!" e leva-o a Jesus (Jo 1, 41).

Liturgia

Primeira Leitura Rm 10, 9-18

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos
Irmãos, se, pois, com tua boca confessares Jesus como Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. É crendo no coração que se alcança a justiça e é confessando a fé com a boca que se consegue a salvação. Pois a Escritura diz: "Todo aquele que nele crer não ficará confundido". Portanto, não importa a diferença entre judeu e grego; todos têm o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que o invocam. De fato, todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo. Mas, como invocá-lo, sem antes crer nele? E como crer, sem antes ter ouvido dele? E como ouvir, sem alguém que pregue? E como pregar, sem ser enviado para isso? Assim é que está escrito: "Quão belos são os pés dos que anunciam o bem". Mas nem todos obedeceram à Boa-nova. Pois Isaías diz: "Senhor, quem acreditou em nossa pregação?" Logo, a fé vem da pregação e a pregação se faz pela palavra de Cristo. Então, eu pergunto: Será que eles não ouviram? Certamente que ouviram, pois "a voz deles se espalhou por toda a terra, e as suas palavras chegaram aos confins do mundo".
Palavra do Senhor.
Graças à Deus!

Salmo 18 (19)

R. Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

- Os céus proclamam a glória do Senhor,
e o firmamento, a obra de suas mãos;
o dia ao dia transmite esta mensagem,
a noite à noite publica esta notícia.   R

- Não são discursos nem frases ou palavras,
nem são vozes que possam ser ouvidas;
seu som ressoa e se espalha em toda a terra,
chega aos confins do universo a sua voz.   R

Evangelho Mt 4, 18-22

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus
Naquele tempo, quando Jesus andava à beira do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse a eles: "Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens". Eles, imediatamente deixaram as redes e o seguiram. Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou. Eles, imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Fonte: Missal Cotidiano

Santo André, rogai por nós, que recorremos a Vós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...