Seguidores

Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de agosto de 2012

É correto tocar música e sair do seu lugar quando do Rito da Paz na Santa Missa?

Na Santa Missa, celebrada na forma ordinária do Rito Romano, temos após a Oração Eucarística o Rito da Comunhão que é iniciado com a oração do Pai Nosso, terminada essa oração temos o Rito da Paz onde o sacerdote, por vezes, pede que os fiéis saudam-se com um sinal da paz.
 
A Instrução Geral ao Missal Romano ao dispor sobre o Rito da Paz determina:

82. "Segue-se o rito da paz, no qual a Igreja implora a paz e a unidade para si própria e para toda a família humana, e os fiéis exprimem uns aos outros a comunhão eclesial e a caridade mútua, antes de comungarem no Sacramento.
Quanto ao próprio sinal com que se dá a paz, as Conferências Episcopais determinarão como se há-de fazer, tendo em conta a mentalidade e os costumes dos povos.
Mas é conveniente que cada um dê a paz com sobriedade apenas aos que estão mais perto de si."

E ainda:

154.  (...) O sacerdote pode dar a paz aos ministros, mas permanece sempre dentro do presbitério, a fim de não perturbar a celebração. Procede do mesmo modo se, por motivos razoáveis, quiser dar a paz a alguns poucos fiéis. E todos, segundo as determinações da Conferência Episcopal, se saúdam uns aos outros em sinal de mútua paz, comunhão e caridade. Enquanto se dá a paz, pode dizer-se: A paz do Senhor esteja sempre contigo (Pax Domini sit semper tecum), ao que se responde: Amen.

Embora o Missal Romano determine claramente o que devemos fazer, infelizmente, é comum vermos alguns erros/abusos litúrgicos quais sejam:

a) o ministério de música toca uma música para dar a paz;
b) as pessoas e até os sacerdotes saem de seus lugares para desejarem a Paz a outros fiéis que encontram-se em locais distantes dentro da Igreja e acaba por terminar a música e começar a oração do Cordeiro de Deus e as pessoas continuam desejando a paz para as outras.

Diante desses abusos, em 2004, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos na Instrução Redemptionis Sacramentum determinou, no item 72, página 46, o seguinte:

Convém "que cada um dê a paz somente àqueles que lhe estão mais próximos, de modo sóbrio". "O Sacerdote pode dar a paz aos ministros, permanecendo, porém, sempre no presbitério, para não perturbar a celebração. Faça também assim se, por algum motivo razoável, queira dar a paz a alguns fiéis". Nem se execute qualquer canto para dar a paz, mas sem demora se recite o "Cordeiro de Deus". "Quanto ao modo de realizar o próprio gesto de paz, isso é estabelecido pelas Conferências dos Bispos [...] segundo a índole e os costumes dos povos" e confirmado pela Sé apostólica.

Desta forma:

É permitido tocar música no Rito da Paz enquanto os fiéis desejam a paz uns aos outros?

Não! Nem se execute qualquer canto para dar a paz, mas sem demora se recite o "Cordeiro de Deus". (Instrução Redemptionis Sacramentum)

É permitido ao Sacerdote sair do presbitério para desejar a Paz aos fiéis?

Não! "O Sacerdote pode dar a paz aos ministros, permanecendo, porém, sempre no presbitério, para não perturbar a celebração. Faça também assim se, por algum motivo razoável, queira dar a paz a alguns fiéis". (Instrução Geral ao Missal Romano e Instrução Redemptionis Sacramentum)

 É permitido aos fiéis sairem de seus lugares para desejarem a paz uns aos outros?

Não! Convém "que cada um dê a paz somente àqueles que lhe estão mais próximos, de modo sóbrio". (Instrução Geral ao Missal Romano e Instrução Redemptionis Sacramentum)

*Sobre o assunto, recentemente, o padre Paulo Ricardo respondendo a pergunta de uma pessoa respondeu que NÃO. Vejam a explicação:



Fonte: Instrução Geral ao Missal Romano, Instrução Redemptionis Sacramentum e Christo Nihil Praeponere
* Atualizado em 11/04/2013

São Pio X, rogai por nós!

2 comentários:

  1. Não sabia disso, Graziela. Mas sempre achei inconveniente alguém sair do seu lugar para saudar quem está do outro lado da igreja. E aliás, o cântico de paz na maioria das igrejas são muito movimentados, não é algo simples (na minha opinião).

    Obrigada pela postagem. Grande abraço,

    Salve Maria!

    ResponderExcluir
  2. Salve Maria Cynthia,
    Pois é, não só é inconveniente como é errado, mesmo sendo música "simples"; Jesus no altar e o povo andando pela Igreja e conversando, se dispersando, quando deveria está concentrado e se preparando para receber JHS!
    Na paróquia que frequento não há canto da paz e também o padre não nos manda cumprimentar o irmão, pula logo para o Cordeiro de Deus!
    Rezemos pelos nossos sacerdotes que deveriam ter esse conhecimento e ensinar o povo como agir corretamente.
    abç

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...