Seguidores

Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A Celestial Revelação e a Excelência do Rosário


Segundo a tradição confirmada várias vezes pela Santa Sé, o Rosário foi revelado pela Santíssima Virgem, nos primeiros anos do século XIII, a São Domingos de Gusmão, que por esse motivo é considerado como o fundador desta devoção ao mesmo tempo que da Ordem dos Pregadores.

Escreve Frei Luíz de Souza: "Nosso Pai São Domingos, foi o primeiro pregador e promotor do Rosário. A Santíssima Virgem Maria, apareceu-lhe, num êxtase, ensinou-lhe a sagrada devoção do Rosário e mandou-lhe que a pregasse, com certeza de que seria eficaz", o que foi para o Santo uma enorme consolação, justo é que o seja também para todos nós e para toda a Igreja Católica, enquanto durar o Mundo, porque tanto durará o fruto desta maravilhosa oração, se a soubermos aproveitar. É porque ela nos foi dada pela Santíssima Virgem e nela meditamos sua vida, seus trabalhos e glória misturando-se com a vida, Paixão, Morte, e gloriosa Ressurreição de Nosso Senhor JESUS CRISTO, que mereceu o nome de Rosário na língua latina, que na portuguesa diz-se, Rosal.

A rosa é a flor mais nobre de todas as flores por fineza de cor, pelo cheiro agradável ao olfato, por utilidade de virtude; alegra a vista, conforta o coração e é conservadora da vida humana. Por estas qualidades é símbolo da honestidade e seus espinhos que machucam lembram o pecado original, como aparece nas Sagradas Escrituras onde o ESPÍRITO SANTO, para declarar as excelências da Virgem Maria, disse em nome dela: ego flos campi, que os Hebreus traduzem: eu sou a rosa dos campos!

"Não se podia portanto achar nome mais próprio para uma devoção toda alternada em mistérios gozosos, dores e glórias da Divina Mãe e do Filho Divino."

Nesta devoção o Santo se empenhou com tanta eficácia, que era praticada pelos cristãos mais fervorosos de Roma e tirou-se dela formosos frutos.

Ficou a cargo dos dominicanos serem dela propagadores e nas casas que fundaram, em todas elas construíam logo uma capela ou altar com o título de Senhora do Rosário. Mas foi decaindo pouco a pouco esta salutar devoção e chegou a estar quase esquecida. Nossa Senhora, porém, tornou a confiar aos filhos de São Domingos, a honra de propagar o seu Rosário e aparecendo primeiro ao nosso famoso pregador Frei Alano de La-Roche e depois ao Prior de Colônia, mandou a um e outro que restaurasse esta santa devoção eficaz e fácil para os fiéis, agradável a DEUS e à Virgem, para alcançar misericórdias do Céu".

Excelência do Rosário

De origem celeste e, para melhor dizer, divina, o Rosário tem uma excelência intrínseca que se acha nas orações e mistérios de que é composto, na maravilhosa união que oferece da oração mental e da vocal e nas indulgências de que foi enriquecido pela Santa Igreja.

O PAI NOSSO com que se separam as dezenas de Ave Marias é obra de JESUS que ensinou a seus discípulos, dizendo-lhes: "Assim, é que deveis rezar". Será possível que o Salvador tenha deixado de incluir nesta oração algum pedido necessário? Quem a examinar com atenção, efetivamente, convencer-se-á de que ela contém tudo o que o homem pode desejar, desde o pão de cada dia, até o mais esplêndido triunfo da santa causa de DEUS.

A AVE MARIA, oração predominante do Rosário, é composta das palavras que o Anjo dirigiu à Santíssima Virgem no dia da Encarnação do Verbo, das que Santa Isabel pronunciou na visita de Nossa Senhora, enfim, de uma invocação acrescentada às precedentes palavras pela Santa Igreja, nossa Mãe.

"Lacordaire diz que, quando a boca humana repete à Virgem Maria essas palavras que foram o sinal de sua divina maternidade, comovem-se-lhe as entranhas à recordação de um momento, que não teve semelhante nem no Céu, nem na Terra, e por toda a eternidade, o Universo se enche do júbilo que a Ave Maria produz".

Pela contemplação dos quinze mistérios o espírito se embevece nos mais belos ensinamentos práticos e especulativos e comove-se o coração à vista dos exemplos de JESUS e de sua Santíssima Mãe; pela recitação das orações pedimos as graças de que necessitamos para conformar a nossa vida com o que contemplamos nos mistérios, de modo que o Rosário se torna uma oração completa e isenta de qualquer imperfeição.

Enfim, são tão preciosas as indulgências concedidas aos que praticam esta devoção que o sábio Faber a distinguiu com o nome de rainha das devoções indulgenciadas.

Depois da Santa Missa, o Rosário é, sem dúvida, uma oração perfeita, pelas bênçãos que alcança, pelos ensinamentos que proporciona, pelas graças que obtém, pelos triunfos que prepara.

Concluamos com uma palavra do Padre Lacordaire:

"Todas as vezes que uma devoção alcança perpetuidade e universalidade (e isto se dá com o Rosário de Maria) necessariamente ela encerra uma misteriosa harmonia com as necessidades e o destino do homem. O racionalismo sorri, vendo passar fileiras de gente a redizer a mesma palavra: aquele, porém, que anda iluminado com celeste luz, compreende que o amor não tem mais que uma palavra e, dizendo-a sempre, não se cansa nunca".

Fonte: O Sacratíssimo Rosário

Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...