Seguidores

Pesquisar este blog

domingo, 7 de outubro de 2012

As Festas do Rosário e as Indulgências


A principal Festa do Rosário é a que se celebra com este nome no primeiro domingo de Outubro, no rito dominicano; no rito romano a 7 do mesmo mês, em comemoração da vitória alcançada, graças ao Rosário, sobre os Turcos pelos defensores da fé de JESUS CRISTO. Neste dia podem ser lucradas numerosíssimas indulgências em favor das almas do Purgatório.

São, de certo modo, consideradas festas do Rosário, as festas dos Mistérios, a saber:

a) A Anunciação de Nossa Senhora;
b) o Encontro de JESUS entre os Doutores, no Templo, em algumas liturgias;
c) duas Sextas-feiras da Quaresma à escolha dos fiéis;
d) A Páscoa;
e) a Ascensão;
f) a Assunção;
g) o dia de Todos os Santos.

Geralmente, os que têm amor ao Rosário dedicam especial devoção ao seu excelso fundador São Domingos, assim como aos Santos da Ordem dominicana.

Indulgências do Rosário

A indulgência é a remissão da pena temporal, devida a DEUS pelos pecados já perdoados, (perdoados somente quanto à culpa e pena eterna), e concedida aos fiéis pela autoridade eclesiástica, e paga pelo tesouro da Igreja, isto é, pelos merecimentos satisfatórios de JESUS CRISTO, da Santíssima Virgem e dos Santos.

Indulgência plenária, se o Rosário for rezado na igreja ou oratório ou em família, na comunidade religiosa ou em piedosa associação; parcial, em outras circunstâncias.

Para que alguém seja capaz de lucrar indulgências, deve ser batizado, não estar excomungado e encontrar-se em estado de graça (ter confessado).

Exigências para se lucrar a indulgência plenária:

Para lucrar a indulgência plenária além da repulsa de todo o afeto a qualquer pecado até venial, requerem-se a execução da obra (por exemplo: a recitação do Rosário) enriquecida da indulgência e o cumprimento das três condições seguintes: confissão sacramental, individual, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice.

A condição de rezar nas intenções do Sumo Pontífice se cumpre ao se recitar nessas intenções um PAI Nosso e uma Ave Maria, mas é bom acrescentar outras orações conforme sua piedade e devoção.

Fonte: Livro Sacratíssimo Rosário (com imprimatur)

Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!

Um comentário:

  1. Eu li e assim como ocorreu ao ler o Manual das Indulgências, fique com uma dúvida: O que significa "piedosa associação"? Digo isso porque eu recito o rosário todos os dias e desejo receber a indulgência plenária, no entanto, nos demais itens não me é possível e me parece que talvez neste eu possa realizar este desejo. Aguardo uma resposta!

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...