Seguidores

Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Resposta - Matrimônio com Disparidade de Culto

Boa Tarde,
Me chamo ****, tenho 40 anos, e não fui batizada, porém, frequentava a igreja católica quando criança,(eu gostava), na adolescência estudei em escola de freira e pude ter o discernimento da vida em Cristo, porém nunca fui batizada., sinceramente sempre me senti filha de Cristo, e nunca percebi o quanto era importante para mim o batismo. Estou de casamento marcado par ao ano que vem, e eis a questão: Preciso me batizar para que a igreja catolica realize meu casamento? Meu noivo é batizado, é necessário o meu batismo aos 40 anos, uma vez que , apenas um batizado, o casamento seja válido? Outra dúvida, frequento uma igreja anglicana e me informei sobre me batizar , e fiquei receosa, pois a igreja a qual está marcada meu casamento, é tradicional, apostolica roaman, será que ela não vai questionar o meu batismo por ser numa igreja anglicana? Me ajude por favor?
Fique Em deus!

Boa noite.
Aqui são duas perguntas, então, vamos por partes.

Preciso me batizar para que a igreja catolica realize meu casamento? Meu noivo é batizado, é necessário o meu batismo aos 40 anos, uma vez que , apenas um batizado, o casamento seja válido?

Se o seu noivo é batizado na Igreja Católica Apostólica e Romana você não precisa se batizar para que possam se casar na Igreja, embora isso seja o ideal.
Quando vocês forem dar entrada na papelada na Igreja eles irão pedir o batistério (documento que declara que a pessoa foi batizada), o seu noivo apresentará o dele.
Como você não é batizada, o seu casamento será por disparidade de culto (quando um batizado católico casa com alguém que é batizado em outra Igreja/religião ou que não é batizado), nesse caso, o processo dos proclamas é diferente, pois precisa da autorização do Bispo e o cônjuge não católico deve assinar um documento onde se compromete a criar os filhos dentro da religião católica.

Agora, como o seu casamento só ocorre no ano que vem, e como você já percebeu a importância do batismo para você, você pode fazer a catequese ano que vem, normalmente ela se inicia no começo do ano (fevereiro/março) e ser batizada.

Outra dúvida, frequento uma igreja anglicana e me informei sobre me batizar , e fiquei receosa, pois a igreja a qual está marcada meu casamento, é tradicional, apostolica roaman, será que ela não vai questionar o meu batismo por ser numa igreja anglicana? Me ajude por favor?

Se você for batizada na Igreja Anglicana, os proclamas do matrimônio vão correr da forma já relatada. Ou seja, o matrimônio será entre um batizado católico e um batizado não católico, havendo aqui disparidade de culto, sendo necessário a autorização do bispo para o matrimônio ser válido na Igreja Católica e você terá que se comprometer a criar os filhos dentro da Igreja Católica.

Resumindo:

Para o matrimônio ser realizado na Igreja Católica, basta que um dos noivos seja católico (batizado);
Vocês dão entrada nos proclamas, esse correrá de forma diferenciada, pois precisa da autorização do Bispo.
A parte não católica deve se comprometer a criar os filhos na Igreja Católica.

Boa Sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...