Seguidores

Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Podemos bater palmas em momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento??

 

Não!!

Uma irmã católica fez a seguinte pergunta:

"Mas suponhamos uma adoração particular ao Santíssimo Sacramento , seria errado bater palmas e fazer gestos de louvor e adoração? Durante uma adoração particular? Porque?"

Vamos esclarecer a pergunta desmembrando-a.

1) uma adoração particular ao Santíssimo Sacramento

Me desculpe, mas, não conheço uma adoração particular ao Santíssimo Sacramento.
Primeiro, hoje em dia acho que ninguém tem em casa um Sacrário e a autorização para a presença do Santíssimo, desta forma, entendo que você fala em "adoração particular" quando você se dirige a Capela da Igreja e lá faz a adoração, sozinha, no sentido de que não está com um grupo de pessoas, grupo de oração.
Porém, mesmo nesse caso, pode acontecer de ter pessoas, desconhecidas suas, nessa Capela; que foram, assim como você, conversar, adorar, amar a JHS. 

2) seria errado bater palmas e fazer gestos de louvor e adoração? Durante uma adoração particular?

Sim!
A Adoração ao Santíssimo Sacramento tem regras, normas a serem seguidas.
Infelizmente, nas nossas Igrejas há uma forma errada de Exposição e Adoração ao Santíssimo Sacramento.

"82. (...)
Deve-se cuidar que nas exposições transpareça claramente a relação do culto ao Santíssimo Sacramento com a Missa. Evite-se na exposição todo aparato que de qualquer modo possa contrariar o desejo de Cristo ao instituir a Santíssima Eucaristia sobretudo para nos servir de alimento, remédio e conforto.
 89. (...)
 Também as exposições breves do Santíssimo Sacramento sejam organizadas de tal modo que, antes da bênção com o Santíssimo Sacramento, se dedique tempo conveniente à leitura da Palavra de Deus, a cantos, preces e à ORAÇÃO SILENCIOSA PROLONGADA POR ALGUM TEMPO.
(...)
"99. Terminada a oração, o sacerdote ou o diácono, de véu umeral, faz genuflexão, toma o ostensório ou cibório e com ele traça, em silêncio, o sinal da cruz sobre o povo.
100. Dada a bênção, o próprio sacerdote ou diácono que deu a bênção, ou outro sacerdote ou diácono repõe o Sacramento no tabernáculo, faz genuflexão enquanto o povo, se for oportuno, profere alguma aclamação; por fim, se retira." 
(In A Sagrada Comunhão e o Culto do Mistério Eucarístico Fora da Missa, Ritual Romano, Paulinas, 2007, 2o Edição)

Essa é a Norma que diz como se deve proceder ao Culto da Sagrada Comunhão fora da Missa e, nela, não se fala, em momento algum, sobre bater palmas, nem sobre "adoração particular".

E aquelas palmas ao final da bênção?? Não devem existir!!

Lembre-se que as pessoas vão à Igreja com o intuito de orar, buscar uma intimidade com Deus, conversar com Ele, escutá-lo, amá-lo e adorá-lo; ora, se, mesmo em "adoração particular" você canta louvores, bate palmas, acaba por distrair e atrapalhar a pessoa que também está lá e que quer rezar.

Igreja e Capela são locais de silêncio e oração!! 

Agora, o que você pode fazer é cantar mentalmente, sem palmas, de forma que você consegue louvar, sem atrapalhar o irmão.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, vinde em nosso auxílio!

Um comentário:

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...