Seguidores

Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

RESPOSTA: Poderia me explicar mais sobre a missa tridentina? O uso do véu é apenas neste caso?

Ave Maria!!!!

O que é a Missa Tridentina??

Bem, já falei sobre ela anteriormente, mas creio que não claramente.

A Missa Tridentina, é também conhecida como Missa de Sempre, Missa Antiga, Missa em Latim (erroneamente), Missa Gregoriana ou Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano.

A Missa Tridentina é a forma em que era celebrada a Santa Missa até antes do Concílio Vaticano II, ou seja, ela foi celebrada e assistida por TODOS os SANTOS da Igreja Católica.

A Missa Tridentina tem como peculiaridades:

a) O Altar

O Altar da Missa Tridentina é, comumente, encostado na parede - nas Igrejas mais antigas (ex: Mosteiro de São Bento em SP) você verá esse tipo de altar.


b) O Padre voltado para o Altar - Versus Deum

Erroneamente dizem que o padre está "de costas para o povo". 
Pois o certo é que o Padre, assim como a assembléia, está voltado para Deus!
O padre também pode celebrar dessa forma atualmente - na Forma Ordinária do Rito Romano (ou Missa Nova, como alguns chamam), na Santa Missa que vemos celebrada hoje.


Aqui temos o Papa Francisco celebrando Versus Deum

c) O uso do Latim

A Missa Tridentina é celebrada em latim, salvo: as leituras que são feitas em língua vernácula (português aqui), mas as outras partes são todas em latim, do In nomine Patris, et Filli, et Spíritus Sancti (Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo), ao fim Ite, missa est, passando pelo Pater Noster (Pai Nosso).

Na verdade, a Missa Nova (Forma Ordinária do Rito Romano) deveria ser celebrada dessa forma também, ou seja, em latim, com algumas partes em vernáculo (língua local).

Comumente, você vê o Santo Padre rezando a Missa em latim, inclusive o Pai Nosso! 

Por isso que digo que a Missa Tridentina é erroneamente chamada de Missa em latim, porque este deveria ser usado constantemente nas nossas missas, já que é a língua oficial da Igreja Católica e não foi abolido pelo Concílio Vaticano II.


d) O Silêncio

O silêncio é algo que chama atenção nas Missas tridentinas.
As pessoas chegam, sentam em seus lugares e ficam rezando ou em silêncio esperando a missa; bem como durante a mesma.
Inclusive as crianças!!

e) A Modéstia no Vestir

Homens e mulheres - crianças, jovens, adultos e idosos - todos vão vestidos, regra geral, de forma digna, como a Santa Missa pede.
Alguns homens usam até paletó e gravata (normalmente os que fazem parte da TFP - Tradição, Família e Propriedade), mas não é norma.

Procissão em Brasilia-DF

Primeira Comunhão - Brasilia/DF

f) O uso do Véu

A missa tridentina nunca deixou de ser celebrada, mesmo depois do Concílio Vaticano II; assim, as mulheres que frequentam continuam mantendo o hábito de usar o véu, apesar de não ser mais obrigatório.



g) Comunhão na Boca e de Joelhos

Na Missa Tridentina, todos (salvo impedimento para ajoelhar), recebem a Sagrada Comunhão diretamente do Sacerdote, na boca e de joelhos.


Papa Bento XVI

Papa Francisco


 Para saber mais sobre a Missa Tridentina você pode ler:

1) O "MOTU PROPRIO" SUMMORUM PONTIFICUM SOBRE O USO DA LITURGIA ROMANA ANTERIOR À REFORMA REALIZADA EM 1970

2)  Primeira vez na Missa Gregoriana?

E para saber onde tem e se tem Missa Tridentina perto ou na sua cidade CLIQUE AQUI ou www.missatridentina.com.br.

O Uso do Véu é apenas na Missa Tridentina?

Não!!!

Até meados dos anos 80 o uso do véu era obrigatório, por norma expressa da Igreja, constante no Código de Direito Canônico; porém, o Código foi alterado e a obrigatoriedade do véu não consta mais, aliás, o novo CDC não trata sobre o assunto.

Assim, caiu em desuso o uso entre as mulheres latinas (Ocidente, já que no Orienta elas usam), porém, aquelas que continuaram frequentando a Missa tridentina, como já falado, nunca deixaram de usar e, desta feita, o véu virou meio que um símbolo dela.

Mas, ele pode ser usado em qualquer missa, tanto na Missa na Forma Ordinária do Rito Romano (Missa Nova), como na Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano (Missa Tridentina); bem como em outras celebrações religiosas: reza do terço, adoração ao Santíssimo, procissão, nos Sacramentos, etc...

Além disso, bom lembrar que no Vaticano, a mulher que vai ter Audiência com o Santo Padre tem que usar o véu (preto em geral e branco para as rainhas católicas).



E para saber mais sobre o véu, há vários posts nesse blog, dentre eles:



Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...