Seguidores

Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

RESPOSTA: Então ser católica é acreditar piamente em tudo?

Ave Maria!!

Hoje me deparei com um comentário e lembrei que muitos católicos devem pensar da mesma forma.

Tipo:

"Sou católico(a), mas.... não concordo com isso, não creio naquilo..."

O comentário dizia o seguinte:

Então ser católica é acreditar piamente em tudo? Eu acho que isso é cegueira e alienação. Dá para ir à igreja e não só se pode, como se DEVE questionar.

Bem, devo dizer que a irmã (que escreveu isso), assim como aqueles que concordam com ela, estão, em parte, equivocados.

Por que?

Claro que não é tudo que a Igreja diz que você deve concordar, você pode discordar de algumas coisas; PORÉM, há coisas que a Igreja define, mormente sobre questões de fé e de moral, que você, como católico, DEVE CRER e DEVE CONCORDAR.

A Igreja tem o múnus de ensinar aos leigos, "sob a guia do Magistério vivo da Igreja".

Assim ensina o Catecismo da Igreja Católica (888-891)

Quando se exerce a infalibilidade do Magistério? 

A infalibilidade exerce-se quando o Romano Pontífice, em virtude da sua autoridade de supremo Pastor da Igreja, ou o Colégio Episcopal, em comunhão com o Papa, sobretudo reunido num Concílio Ecuménico, proclamam com um acto definitivo uma doutrina respeitante à fé ou à moral, e também quando o Papa e os Bispos, no seu Magistério ordinário, concordam ao propor uma doutrina como definitiva. A tais ensinamentos cada fiel deve aderir com o obséquio da fé.

Desta forma, deve-se ter cuidado ao colocar-se "contrário" ou "questionar" algo que a Igreja Católica, por meio do Papa, nos ensina.

"O ofício de interpretar autenticamente a Palavra de Deus escrita ou transmitida foi confiado unicamente ao Magistério vivo da Igreja..." (Catecismo, 85)

Um desses ensinamentos que TODO católico deve crer, uma vez que a Igreja manifestou-se através do seu Magistério, são os Dogmas de Fé!

"88. O Magistério da Igreja faz pleno uso da autoridade que recebeu de Cristo quando define dogmas, isto é, quando propõe, dum modo que obriga o povo cristão a uma adesão irrevogável de fé, verdades contidas na Revelação divina ou quando propõe, de modo definitivo, verdades que tenham com elas um nexo necessário."

E quais seriam esses Dogmas que o Cristão-católico DEVE CRER?

Dentre eles, podemos citar:

1. Dogmas Marianos;
2. Dogmas da Santíssima Trindade;
3. Infalibilidade do Papa.
 
"Além da rejeição total da fé, que é o pecado de apostasia, existe a rejeição parcial, que é o pecado de hesesia, e quem o comete chama-se herege. Herege é um batizado que se recusa a crer numa ou mais verdades reveladas por Deus e ensinadas pela Igreja Católica. Uma verdade revelada por Deus e proclamada solenemente pela Igreja denomina-se dogma de fé. (A Fé Explicada, pag. 193)

Fonte: Catecismo da Igreja Católica, Compêndio do Catecismo da Igreja Católica e A Fé Explicada.

Santos e Santas da Igreja, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...