Seguidores

Pesquisar este blog

domingo, 1 de janeiro de 2017

A Consagração a Jesus por Maria e o Uso da Cadeiazinha

 

Graças a Deus é cada vez mais comum vermos pessoas fazendo a Consagração a Jesus por Maria pelo Método de São Luis Maria Grignion de Montfort.

Com essa consagração, vemos também cada vez mais pessoas fazendo uso da Cadeizinha; algumas bem grandes e grossas.

O Consagrado pelo Método de São Luis deve usar a Cadeiazinha?

Muitas pessoas chegam a pensar que o uso da Cadeia é obrigatório. Vejamos o que diz o Tratado.

São Luis G. M. Montfort trata do uso da Cadeiazinha ao falar sobre as Práticas Exteriores.

"116. A Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem tem igualmente várias práticas exteriores, sendo as principais:  

5ª.Trazer as suas insígnias como o Santo Rosário, o Terço, o escapulário, a medalha milagrosa ou a cadeiazinha."

Bem, pelo que consta do Tratado, o uso da cadeia NÃO é obrigatório. E pode ser substituído por um terço/rosário, por um escapulário, por uma medalha.
Como, também, pode não ser usado nada.

236. Estes sinais exteriores não são, na verdade, tão essenciais, e uma pessoa pode passar bem sem eles, embora se tenha abraçado a esta Devoção.

Quando eu me consagrei, 13 de maio de 2004, nós todos ganhamos um terço como sinal da nossa consagração; somente anos depois é que fui usar a cadeiazinha (e a minha é bem discreta, em forma de anel).

Então, se você quer se consagrar mas não quer usar a cadeiazinha, não tem problema; mais importante são as práticas interiores que as exteriores; você pode continuar com sua medalhinha, com seu terço.
Muitas pessoas se apegam as práticas exteriores de uma forma "tão radical" que, por vezes, acabam esquecendo o principal e não praticam as interiores como deveriam.

A Cadeia precisa ser de ferro? 

Não!

236. Terceira prática. É muito louvável, muito glorioso e útil para aqueles e aquelas que assim se fazem escravos de Jesus em Maria, que usem umas cadeiazinhas de ferro.

 O Tratado fala em ferro, por ser resistente.

já que sendo de ferro, não se corrompem facilmente.

Mas, no próprio Tratado podemos ver que a cadeia NÃO PRECISA ser necessariamente de ferro, podendo ser de outro material, como o ouro.

170 (...) Um dia apareceu-lhe a Santíssima Virgem e pôs-lhe ao pescoço uma cadeia de ouro, testemunhando-lhe assim a alegria que sentia por ela se ter feito escrava sua e de seu Filho. Santa Cecília, que acompanhava a Santíssima Virgem, disse-lhe: "Felizes os fiéis escravos da Rainha do Céu,porque gozarão a verdadeira liberdade: Ó Mãe, servir-Vos é a liberdade!"

A minha é de aço cirúrgico (ideal para quem tem alergia).

 Como usar a Cadeiazinha?

242. Estes escravos de amor de Jesus Cristo, estes prisioneiros de Jesus Cristo, podem usar as cadeias ao pescoço, nos braços, à cintura ou nos pés

A minha é um anel, portanto, uso no dedo anelar direito. E, apesar de discreta, várias pessoas já me abordaram sobre ele, perguntando se eu era consagrada.


Maria, Mãe de Deus, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...