Seguidores

Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de abril de 2017

O que fazer para assumir os cabelos grisalhos/brancos?

Há alguns meses falei aqui sobre o assunto no post - RESPEITE OS MEUS CABELOS BRANCOS - hoje, aos 40 anos, faz 8 meses que não retoco a raiz do cabelo.

Meus grisalhos já estão maiores, mais chamativos, e, em mim, crescendo como se fossem luzes.

Cada mulher é única, assim, cada uma terá um crescimento do branco diferente da outra, a começar pela idade com que eles aparecem. Algumas já na tenra idade dos 12 (doze) anos ostentam fios brancos, outras com 20, outras com 30, uma boa parte após os 40, algumas após os 50 e tem, também, aquelas que aos 60 anos tem bem menos fios brancos do que muitas menininhas aos 30.

Bem, quero aqui relatar como tem sido esse processo, essa transição para o grisalho.

Já falei que quando pensei em não mais pintar - não foi por alergia - mas, por pura preguiça de ir ao salão de beleza todo mês, e olha que nem ia todo mês retocar..rsrs.. comecei a pesquisar e conheci pessoas que estavam passando ou tinham passado pela mesma experiência que eu.

Nesses meses, "enfrentei" os questionamentos da minha família, amigos e do cabeleireiro.

"Você é muito nova"

"Você vai parecer mais velha"

"É mais difícil de cuidar"

"Tem que ser curto"

"E o marido?"

"E os paqueras?"

E outras bobagens que a "sociedade" usa para escravizar a mulher.

Enfim, como já estava decidida, lidei com essas questões com muita tranquilidade, principalmente, porque eu sabia o "meu" porque não pintar mais e já tinha visto mulheres lindíssimas com seus grisalhos que não ficaram mais velhas (pelo contrário), que não ficaram mais feias, que o marido apoiava, que não pareciam desleixadas, então; nada disso, para mim, era desculpa.

Óbvio, isso não tirou o medo.
Medo de quê?
Do desconhecido.
Receio de como ia crescer, de como ia ficar, duvidas sobre o que fazer, pintar de loiro, fazer luzes, cortar, e tantas outras questões que permeiam a cabeça das mulheres nessa hora.

Bem, como eu já tinha visto o vídeo da Rúbia Rubita, decidi que não queria ser tão radical, nem precisaria, vez que não tinha tantos brancos assim, portanto, melhor seria assumir logo, enquanto a transição seria mais "fácil".




Assim, decidi não cortar o meu cabelo - ele estava grande e reto e na cor escura -, e somente parar de pintar. E assim foi.

Como eu cortava a cada 3 meses, normalmente quando ia retocar a raiz, em dezembro fui cortar novamente, porque também as pontas estavam ressecadas; pedi que tirasse uns 4 dedos, mas deixasse o corte reto, porém, o cabeleireiro, resolveu que, como eu não ia pintar, ele tinha que cortar quase longbob, e assim o fez, REPICADO!!!

Sai indignada do salão, já falei que ele não toca mais no meu cabelo.

O corte ficou bonito? Ficou. Mas não era o que eu queria, nem o que pedi. Na frente ficou um pouco abaixo dos ombros, atrás grande ainda, mas repicado. Enfim....

Essa foi minha prova de fogo. Natal, Ano Novo, Batizado - ou seja - festas, e eu com meu grisalho desfilando entre as pessoas. 

No final do ano ainda, vi o vídeo da Kika, onde ela, como eu, estava assumindo e já com 5 meses sem retocar resolveu cortar o cabelo bem curtinho. Clique AQUI para ver.


Nesse tempo também descobri algumas páginas do Facebook (Grisalhas, sim; Projeto Grisalha, Grisalhas Assumidas e Felizes, etc..) para mulheres grisalhas ou que querem assumir, bem como, páginas no Instagram - Linda Gris e outras.

Agora, com 8 meses sem ver tinta, cortei o cabelo longbob (para reparar  de dezembro e reto).
E os meus gris resolveram dar o ar da graça.
Eles só apareciam mais com o cabelo preso, pelo menos eu só notava mais assim...rs.. mas agora eu vi mais.

Euzinha, aliás, meus cabelos rs

Mas, sei que tem mulheres que tem muito mais cabelos brancos do que eu, mesmo mais novas, e que querem assumir, mas não sabem como.

Bem, vocês tem algumas opções para atravessar essa fase de transição:

1) Passar a máquina! 
Como a Rúbia fez.


2) Esperar a raiz crescer um pouco e cortar o cabelo curto, ou mais curto, e ir dando cortes até sair toda a tinta;
Aqui você pode usar lenços ou chapéus para ir escondendo a raiz, principalmente na fase mais difícil, que reputo ser os primeiros meses.

 
3) Parar de pintar e esperar a raiz crescer, dando cortes como é o seu normal. 
Como eu fiz e estou fazendo. E muitas outras mulheres fizeram e fazem.
Aqui também cabe o uso de lenço.
Há também bastões que você pode passar nos fios para "disfarçar" os brancos nesse começo.

4) Fazer luzes ou pintar de loiro e ir depois deixando a raiz crescer
Para algumas essa transição é mais fácil.
Pensei em fazer luzes, mas não fiz porque não queria ficar loira e eu tinha feito umas mechas para "iluminar" há uns dois anos, que ressecou muito o meu cabelo. E ainda tem até uns resquícios dela.
5) Platinar

Porém, em todos os casos a mulher terá que saber o que quer, se impor, não dá ouvido aos outros, ter paciência e aprender a se amar, a se redescobrir com esse novo, com esse cabelo novo, com essa cor nova e que muda a cada dia; nem por isso nos deixa menos belas e poderosas.

Enfim, curtir cada fase. Brincar com o cabelo, brincos, usar maquiagem. Ser feliz!

Fonte: YouTube (Rubia Rubica e Página da Kika).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...