Seguidores

Pesquisar este blog

sábado, 29 de abril de 2017

RESPOSTA: Não sou mais virgem, sem namorado e solteira. Nunca fui casada. Posso fazer primeira comunhão e crisma?

Ave Maria!

Tenho uma dúvida, não sou mais virgem, no momento não tenho namorado, estou solteira. Nunca fui casada. Tenho 28 anos.
Posso fazer primeira comunhão e crisma? 

Pode sim!

DEVE! 😊

Mesmo que fosse casada, só no civil, poderia fazer sim; desde que, casasse na Igreja Católica antes.

Para o Adulto receber os Sacramentos da Eucaristia (Primeira Comunhão) - e do Crisma os requisito são:

1) Ser batizado na Igreja;

Cân 889 - § 1. É capaz de receber a confirmação todo o batizado ainda não confirmado, e somente ele.

Cân 912 - Qualquer batizado, não proibido pelo direito, pode e deve ser admitido à sagrada comunhão.

2) Querer;

3) Fazer o Curso de Catequese para Adultos;
Informe-se na sua Paróquia sobre o início dele.

Cân 889 - §2. Exceto em perigo de morte, para alguém receber licitamente a confirmação, se requer, caso tenha uso da razão, que esteja convenientemente instruído, devidamente disposto, e que possa renovar as promessas do batismo.
 
4) Confessar-se antes de receber esses Sacramentos;
Isso ocorrerá próximo ao final da Catequese, porém, nada impede que você já procure o Sacerdote e se aproxime do Sacramento da Penitência, mesmo que não possa comungar por não ter feito a primeira comunhão ainda.

Cân 916 - Quem está consciente de pecado grave não celebre a missa nem comungue o Corpo do Senhor, sem fazer antes a confissão sacramental(...)

Cân 988 - §1. O fiel tem a obrigação de confessar, quanto à espécie e ao número, todos os pecados graves de que tiver consciência após diligente exame, cometidos depois do batismo e ainda não diretamente perdoados pelas chaves da Igreja, nem acusados em confissão individual.
§ 2. Recomenda-se aos fiéis que confessem também os pecados veniais.

Cân 989 - Todo fiel, depois de chegar à idade da discrição, é obrigado a confessar fielmente seus pecados graves, pelo menos uma vez ao ano.

Enquanto você não faz a Catequese ou não termina a mesma, nada obsta que participe da Santa Missa, principalmente aos Domingos, mesmo que não possa comungar ainda.
Nesse caso, poderá fazer a Comunhão Espiritual.

Observações:

1) Idade da Razão ou da Discrição: após os 7 anos;
2) Caso você nunca tenha se confessado, não se preocupe, diga isso ao Sacerdote e ele irá lhe orientar com perguntas (isso é normal);
3) Para saber como é a Comunhão Espiritual - CLIQUE AQUI!

Fonte: Código de Direito Canônico

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!

15 comentários:

  1. Não sou mais virgem namoro há 5 anos me caso daqui 10 meses, recebi o convite para ser ministro da eucaristia posso aceitar?

    ResponderExcluir
  2. Namoro
    E eu era vigem
    E estudava
    A comunhaõ
    Mais acabou
    Acabou eu perdendo a vigidade
    Posso fazer a comunhaõ ainda
    E termina o crisma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      A Igreja ensina que ter relações sexuais antes do matrimonio ou fora do matrimonio é Pecado Mortal.

      Nesse caso, você pode continuar na Catequese, POREM, para poder comungar e ser crismada deve procurar o Sacerdote antes e Confessar seus pecados, após receber a absolvição e NÃO MAIS PECANDO, pode comungar e ser crismada.

      Você está fazendo Catequese, deviam ter ensinado isso!
      Leia sobre os 10 Mandamentos, faça um exame de consciência antes de confessar-se.
      Na dúvida de como deve confessar, converse com sua catequista ou mesmo com o pároco.

      Se arrependa!
      Confesse!
      NÃO TORNES A PECAR!

      Que Deus a abençõe.

      Excluir
  3. Eu não sou mais virgem tenho namorado posso continua recebendo eucaristia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      O fato de não ser mais virgem não impede de comungar, desde que você se confesse.

      O fato de ter namorado não impede de comungar.

      Agora, se você mantem relação sexual com seu namorado e vocês não tem o propósito de evitar, não manter contato íntimo, então você não pode comungar porque estará infringindo o Sexto Mandamento da Lei de Deus - NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE - ao "fornicar" com ele.

      Sugiro que conversem e procurem viver a castidade (não ter contato íntimo: carícias e ato sexual), você se arrependa, tenha o propósito de não mais pecar contra a castidade, procurar o padre e se confesse.

      Após confissão e absolvição pelo padre, você poderá receber Jesus na Eucaristia.

      Veja mais sobre o assunto em:

      10 Mandamentos:

      https://comosercristacatolica.blogspot.com/2019/05/10-mandamentos.html

      Exame de Consciência:

      https://comosercristacatolica.blogspot.com/p/confissao.html

      Deus a abençõe.

      Excluir
  4. Boa noite.

    Eu não sou mais virgem e dei início ao meu Catecumenato adulto recentemente.
    Gostaria de saber se, após meu batismo, eu poderia ser algo além de um fiel comum dentro da Santa Igreja.

    ResponderExcluir
  5. Ave Maria!

    Com o Batismo o seu pecado original será remido e você terá uma alma pura e limpa.
    Poderá receber o Sacramento da Comunhão (Eucaristia) e o Sacramento do Crisma.

    E sim, poderá servir na Igreja. Inclusive, a depender da idade, se tornar religiosa.

    Que Deus a abençõe.

    ResponderExcluir
  6. Desde da minha infância, tenho o desejo de fazer parte da igreja católica, mas a minha família apesar de irem em cultos evangélicos nunca foram muito religiosos. Quando criança, inocente e sem ser instruída pela minha mãe, passei por uma situação complicada com alguém da minha família, entende o que eu quero dizer, não é!? Não tive relações sexuais com um homem ainda, mas não sei se posso assegurar a integridade do himen por conta desse acontecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Isso não impede que você frequente a Igreja Católica, nem que receba os Sacramentos.

      Lhe asseguro que ninguem pedirá para você um atestado de virgindade.

      Portanto, se quiser se tornar católica:

      a) Seja bem vinda;
      b) Procure a Paróquia perto da sua casa e se informe sobre quando começará a Catequese de Adultos (ou de jovens a depender da sua idade);
      c) Sobre questões outras, pode também conversar com o sacerdote para que ele lhe responda, tire suas duvidas e lhe oriente da melhor forma possível.

      Que Deus a abençõe.

      Excluir
  7. Ola, eu não sou mais virgem dês de crianças por coisa que eu tive que passar na infância tal coisa que eu não sabia que era pecado por conta da minha inocência, me sinto mal poriso , eu queria muito saber se eu posso comungar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Você pode comungar sim.

      Procure a Igreja que você frequenta e se informe sobre quando começa a Catequese.
      Inscreva-se na Catequese.

      Quando terminar, você fará a Primeira Comunhão e, dependendo da sua idade, também receberá o Sacramento do Crisma.

      Se tiver ainda dúvidas, procure o Padre e converse com ele sobre a sua situação e ele irá lhe orientar como deve fazer.

      Que Deus a abençoe

      Excluir
  8. Boa noite
    Gostaria de tirar uma dúvida. Tenho 29 anos e não sou virgem, mas graças a Deus ñ tenho relação sexual, procuro viver minha vida na castidade e estou tendo uma experiência maravilhosa com Jesus, já estou me preparando para me confessar e comungar. Porém gostaria de saber se depois da confissão posso ser madrinha de batismo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Boa tarde. Parabéns pela sua atitude e decisão. Siga firme!

      Para ser Madrinha de Batismo ou de Crisma a pessoa precisa:

      1) Ser designado pelo batizando ou crismando, ou pelos seus pais, ou no caso de ausência pelo pároco ou ministro, e tenha aptidão e intenção de cumprir esse encargo;

      2) Tenha completado 16 anos de idade;

      3) Seja batizado na Igreja Católica e tenha recebido o Sacramento do Crisma;

      4) Já tenha recebido o Sacramento da Eucaristia (feito a primeira comunhão);

      5) Leve uma vida de acordo com a fé (católica) e o encargo que vai assumir;

      6) Não tenha sido atingido por nenhuma pena canônica legitimamente irrogada ou declarada;

      7) Não seja pai ou mãe do batizando-crismando (nem marido);

      8) Seja solteiro ou casado na Igreja Católica.

      Assim, se você é batizada e Crismada na Igreja, já fez a Primeira Comunhão e procura viver conforme a fé da Igreja, indo para as Missas pelo menos aos domingos e buscando os Sacramentos da Confissão e Eucaristia com regularidade, poderá sim ser Madrinha.

      Se você ainda não recebeu o Sacramento do Crisma procure a sua Paróquia e se informe quando terá a Catequese para os Adultos. Faça a Catequese e receba esse Sacramento Confirmando o seu Batismo.

      Para saber mais sobre os padrinhos clique em:

      https://comosercristacatolica.blogspot.com/2018/02/perguntas-e-respostas-sobre-os-padrinhos_9.html

      Deus a abençõe.

      Excluir
  9. Bom dia, tenho 19 anos perdi a virgidade com 17. Queria saber se tem como fazer a catequese ? Parei de fazer quando tinha de uns 13 pra 14 anos, queria fazer catequese, primeira comunhão e eucaristia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!!

      Bom dia.

      Não só pode, como deve!!! Não há qualquer impedimento.
      Pela sua idade, já pode se inscrever na Catequese para a Crisma e aí receberá os dois Sacramentos da Iniciação Cristã que faltam: Eucaristia e Crisma (ou Confirmação do Batismo).

      Que Deus lhe abençõe.

      Excluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...