Seguidores

Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Protocolo do Vaticano e o Uso do Véu

A primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, chamou atenção durante o encontro do presidente americano com o papa Francisco, nesta quarta-fera, no VaticanoEla e Ivanka, filha de Donald Trump, usavam vestidos pretos longos, com mangas compridas e véu.
O traje faz parte do protocolo do Vaticano para mulheres em audiência com o papa, mas provocou questionamentos especialmente porque em viagem à Arábia Saudita, poucos dias antes, Melania não cobriu a cabeça, como manda o costume do país. Segundo o diretor de comunicação da primeira dama, Stephanie Grisham, ao contrário do Vaticano, lá não houve nenhum pedido ou exigência para uso de vestimentas.
O cerimonial diplomático da Santa Fé é historicamente rígido, com regras especificas sobre o que vestir, como se comportar e de que modo se dirigir ao papa, mas ganhou um pouco de flexibilidade com Francisco. O uso do véu para mulheres, apesar de ainda seguido pela maioria das autoridades, deixou de ser obrigatório.

Vestidos ou saias discretos, com ombros e joelhos cobertos e sem decotes são requisito para participar de uma audiência com o pontífice. Homens e mulheres devem trajar cores escuras, como preto, azul marinho ou cinza chumbo.
De acordo com o protocolo, a cor vermelha é reservada aos cardeais e só o papa pode vestir-se de branco.  A exceção fica por conta das rainhas católicas que têm o “Privilégio do Branco” e podem optar pela cor.
Para o público em geral, o recato é sugerido, mas as aparições públicas de Sua Santidade – que uma vez por semana faz uma oração na Praça São Pedro, em Roma, da janela de seus aposentos – não há qualquer exigência. Já quem participa da Audiência Geral – uma missa realizada em um auditório do Vaticano e para a qual é necessário retirar convite com antecedência, só pode entrar no local se estiver com saia ou calça comprida, ombros cobertos e decote discreto.
Fonte: MSN
Nossa Senhora modestíssima, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...