Seguidores

Pesquisar este blog

sábado, 29 de julho de 2017

RESPOSTA: Na minha Diocese só batiza crianças com menos de sete anos. Como posso resolver esta situação?

Ave Maria!

O Papa Francisco está fazendo um apelo para uma Igreja em saida, somos uma Igreja Católica, portanto, não pode aplicar regras para cada diocese.

Minha indignação é porque na minha Diocese só batiza crianças com menos de sete anos. Simplesmente é regra do Bispo e pronto.

Uma pessoa depois de se frustrar com a sua Paróquia, me pediu para viabilizar o Batismo de um Neto com uma série de problemas, inclusive faz tratamento Psiquiátrico. Pasmem, que o Padre meu amigo, foi taxativo em dizer que tem que obedecer as ordens do Bispo.

Como posso resolver esta situação? 

Desculpa a demora na resposta.

Bem, na verdade, a norma da Igreja Católica disposta no Código de Direito Canônico é que qualquer pessoa, ainda não batizada, pode o ser, se assim quiser. 

Essa é a regra.

Cân. 864 - Tem capacidade para receber o batismo todo e só o homem ainda não batizado.
 
Porém, deve-se observar a devida preparação, quando necessário.

No caso relatado por você, a criança tem mais de 07 (sete) anos, assim, já atingiu a chamada "idade da razão", ou seja, já está na idade de fazer a Primeira Comunhão, por essa razão, a solução é simples (talvez vocês não tenham sido bem orientados), basta inscrevê-lo na Catequese, ao final do ano de catequese ele será Batizado e fará a Primeira Comunhão.

É isso que reza o Código de Direito Canônico (não é regra do Bispo, mas da Igreja Católica).

Cân 851 -  Importa preparar devidamente a celebraçaõ do batismo; por conseguinte:

1० o adulto que pretende receber o baptismo seja admitido ao catecumenado (catequese) e, quanto possível, conduzido pelos vários graus até à iniciação sacramental, segundo o ritual da iniciação, adaptado pela Conferência episcopal, e as normas peculiares dadas pela mesma.
(...)

Cân 852 - § 1. As prescrições dos cânones relativos ao batismo dos adultos aplicam-se a todos os que, saídos da infância, alcançaram o uso da razão.


Resumindo:

a) Todos que não forem batizados e quiserem, podem o ser;
b) Crianças até a chamada "idade da razão", em torno dos 07 (sete) anos, não precisam fazer preparação;
c) Crianças que já atingiram a chamada "idade da razão", em torno dos 07 (sete) anos, bem como os adolescentes e adultos, precisam fazer uma preparação - Catequese -, já que estão na idade de receber a Primeira Comunhão (caso relatado por você)


EXCEÇÃO:

Em caso de necessidade, se a pessoa estiver correndo risco de vida, quando qualquer pessoa pode batizar, com motivação reta, e depois entrar em contato com o sacerdote para que ele possa administrar o restante do Sacramento e anotar nos registros da Paróquia.

Cân 861 - § 2. Na ausência ou impedimento do ministro ordinário, baptiza licitamente o catequista ou outra pessoa para tal designada pelo Ordinário do lugar, e mesmo, em caso de necessidade, qualquer pessoa movida de intenção recta; os pastores de almas, em especial o pároco, sejam solícitos em que os fiéis aprendam o modo correcto de baptizar.

Fonte: Código de Direito Canônico

Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...