Seguidores

Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

RESPOSTA: A Primeira Comunhão é a confirmação do Batismo?

Ave Maria!

Acabei de ser frustada com relaçao a isso, pois bem fui marcar o batizado dos meus filhos e tive pra mim essa surpreendente resposta.
Eu so nao entendo se ate onde fui informada e aprendi a respeito a primeira comunhao é a confirmaçao do batismo ou seja e onde a criança afirma sua doutrina, sua crença e seu caminho, pois bem, como posso confirmar isso se estou recebendo tudo no mesmo dia

Não!
Você está errada. 

Os Sacramentos da Iniciação Cristã são 3 (três):


Diz o Catecismo que:

1213. O santo Baptismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito («vitae spiritualis ianua – porta da vida espiritual») e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo Baptismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão (4). «Baptismos est sacramentam regeneratiorais per aquam in Verbo – O Baptismo pode definir-se como o sacramento da regeneração pela água e pela Palavra» (5).
(Catecismo da Igreja Católica)


A Sagrada Eucaristia é o maior dos sacramentos.


Chama-se Crisma (nas Igrejas Orientais: Crismação), por causa do seu rito essencial, que é a unção. Chama-se Confirmação, porque confirma e consolida a graça batismal. 

É um dos sacramentos da iniciação cristã e tem como efeito a especial efusão do Espírito Santo, como a de Pentecostes. Essa efusão imprime na alma um caráter indelével e produz um crescimento da graça batismal.
 
 
Pois bem, normalmente, na Igreja Católica a criança recebe o Sacramento do Batismo ainda bebê (o ideal é que seja nos primeiros dias de vida), quando alcança a idade da razão (por volta dos 7 anos) começa a preparar-se para receber o Sacramento da Eucaristia e, já adolescente, recebe o Sacramento da Confirmação ou Crisma, onde ele vai confirmar o seu Batismo e receberá o Espírito Santo, aqui, inclusive, a Igreja pede que o padrinho (em numero de 1) seja o mesmo do Batismo.


No caso relatado por você, seus filhos não foram batizados ainda bebês e já alcançaram a idade da razão, portanto, já estão na idade de receber o Sacramento da Eucaristia, assim, devem fazer a Catequese em preparação a Eucaristia e, ao final da mesma, mesmo dia ou não, eles irão receber os Sacramentos do Batismo e da Eucaristia. 
No caso do adulto que não tem nenhum desses Sacramentos ou que só foram batizados, eles devem fazer a Catequese de Adulto (Catequese para o Crisma) e ao final da Catequese irão receber todos os Sacramentos da Iniciação Cristã que faltam, podendo receber os Sacramentos todos no mesmo dia ou não.


Vale lembrar que a Igreja Católica tem 7 Sacramentos
Assim, além desses três da Iniciação Cristã ainda há:

1. Sacramentos de Cura


2. Sacramento de Missão e Serviço


Fonte: Catecismo da Igreja Católica e Código de Direito Canônico

Jesus, Maria e José, nossa família Vossa É!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...